A secretária municipal de Planejamento e Cidade, Stella Quaresma, disse, hoje, em entrevista coletiva, que o município irá entregar para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) um projeto de travessias para pedestres na BR-163. O documento foi elaborado com auxílio de empresários locais e é diferente do plano de travessias original que deve ser executado quando as obras de duplicação da rodovia federal tiverem início.
“Elaboramos um projeto de travessia, com auxílio de empresários, com uma empresa especializada, que será repassado para a ANTT. O projeto reúne todas as travessias que o município necessita, diferente do que a proposta da empresa concessionada iria executar com a duplicação. Essa proposta de projeto foi apresentada aos empresários em uma reunião na terça-feira”, disse Stella.
A secretária ainda revelou que o projeto de mobilidade urbana, também estudado e elaborado por empresa especializada, foi apresentado para moradores da área central da cidade, na última terça-feira, durante reunião para ajustes e mudanças na proposta. “Esse projeto de mobilidade prevê um sistema binário no centro da cidade e terminal para transporte coletivo urbano. É um projeto que demandou grande estudo para apresentar as melhores opções para dar maior fluidez no trânsito”.
Já na área habitacional, a secretária afirmou que estão previstos mais dois empreendimentos que vão atender o faixa 2, do Programa Minha Casa Minha Vida. Afirmou ainda que está sendo viabilizada a concessão para um novo cemitério.
Outra iniciativa citada pela secretária foi o projeto da iluminação pública inteligente, que pode ser implantado por meio de Parceria Público-Privada (PPP). “Queremos modernizar e expandir a iluminação pública do município. O projeto prevê lâmpadas de LED, sensores de movimento, tudo interligado a uma central de controle, e as informações sobre cada poste trafegariam pelo anel de fibra ótica. É algo inovador e tecnológico que melhoria muito a iluminação da cidade”.