Um novo mutirão para recolher latas, garrafas, pneus e qualquer lixo que acumule água das chuvas está começando em Lucas do Rio Verde para baixar a infestação e reprodução do mosquito que transmite a doença. O estabelecido pelo Ministério da Saúde é 1% e Lucas está com 2% de infestação. Além da limpeza, será aplicada a lei com multas para donos de imóveis onde houver lixo da dengue.
O secretário de Planejamento, Gestão e Orçamento, Carlos Girotto (foto), disse que vai ser feito levantamento dos terrenos baldios com riscos de contaminação. Placas informando sobre a notificação serão colocadas fixando prazo para os donos limparem. Em caso de descumprimento, a prefeitura vai limpar e multará os donos em R$ 350 e cobrará R$ 250 pela limpeza. “É uma medida radical, mas que visa preservar e até salvar vidas”, opina Girotto.
O secretario de Obras, Dirceu Cosma, informou que todo o entulho juntado pelos moradores no final do ano passado, será recolhido este mês. Ele adiantou que, dificilmente, o município fará outra ação semelhante e é importante que os moradores aproveitem a oportunidade de limpar seus quintais. “Após esta ação, se tiver lixo, a fiscalização vai passar e vai multar. As pessoas serão obrigadas a retirar o lixo do local”, advertiu.
O período chuvoso é favorável para o mosquito Aedes Egypt se reproduzir pois onde fica parada a água da chuva serve de criadouro.