O secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, José Domingos Fraga Filho, baixou portaria instituindo a criação de uma comissão para "equacionar denúncia de incidência de contaminação por agrotóxico no leite materno", que foi registrado no município de Lucas do Rio Verde.
Na publicação, no Diário Oficial do Estado que circula hoje, para formar a comissão, o secretário considera "a necessidade de esclarecimento de dúvidas e a apresentação de subsídios técnicos utilizados na pesquisa realizada pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFMT".
A comissão será constituída por pelo menos 24 membros, que devem ser indicados por vários órgãos como o Ministério da Agricultura, Famato, Indea, da própria secretaria e da prefeitura de Lucas. Eles terão prazo de 15 dias para apresentar relatório para definir, normatizar e implementar medidas, podendo ser prorrogado mediante justificativa.
Conforme Só Notícias informou, a pesquisa publicada em março, revelou contaminação do leite materno por agrotóxicos usados em plantações em Lucas. As amostras foram colhidas de 62 mulheres atendidas pelo programa de saúde da família, no município, e os níveis de agrotóxicos encontrados estariam bem acima da média colocando em risco a saúde humana.
O secretário de Agricultura, Edu Pascoski, negou que estivesse ocorrendo excesso no uso de agrotóxicos nas lavouras do municípios, que está entre os maiores exportadores de grãos do país e lidera a produção nacional de milho.