PUBLICIDADE

Lucas: câmara derruba projeto que aumentava horário de funcionamento dos supermercados

PUBLICIDADE

O horário de funncionamento dos supermercados, em Lucas do Rio Verde, aos domingos e feriados não vai aumentar.  Continuará sendo até às 11h. A câmara reprovou, hoje, projeto de lei que ampliava até às 13hs o expediente. Um grupo de funcionários contrários ao projeto foram à câmara com uma faixa, protestando.

O vereador Gilson Gregório (PSDB) explicou que o projeto era apra atender principalmente os pequenos comerciantes, que com o fechamento dos médios até às 11h, teriam um tempo a mais para vender e aumentar a renda da família. “O meu compromisso é com a população que com esse acréscimo no horário de funcionamento teria mais tempo para fazer as compras e com os pequenos comerciantes, que com duas horas a mais teriam um ganho maior nos fim do mês.”

O vereador diz ter feito levantamento com os empresários do setor, dos 47 estabelecimentos. Ele aponta que 29 seriam favoráveis ao projeto, 4 gostariam de poder funcionar pelo menos até às 12h, 7 são contrários a ampliação no horário de atendimento e 7 não abrem aos domingos.

Apesar de entender a reivindicação dos proprietários dos pequenos supermercados e mercearias, o presidente, Airton Callai (PSD) explica que dentro do princípio da isonomia que garante direitos iguais a todos, a lei não permite beneficiar um grupo em detrimento de outro. “Entendemos o apelo dos pequenos, mas se permitirmos a abertura dos supermercados até às 13h, todos acabarão abrindo e a lei perderá o sentido. O fechamento às 11h é para que os funcionários possam chegar mais cedo em casa pelo menos no domingo e poderem almoçar com a família.”

Para a vereadora, professora Cleusa de Marco (PT), independente do horário estabelecido muitos clientes entram nas lojas ou supermercados na hora ou alguns minutos antes do fechamento. “Precisamos educar as pessoas para que elas façam as compras com antecedência, para evitar movimento no fim do expediente e que os funcionários tenham que ficar mais tempo atendendo mesmo com as portas fechadas", disse, através da assessoria da câmara.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE