Os vereadores de Lucas do Rio Verde, aprovaram hoje, em sessão ordinária, projeto de lei com abertura de crédito no orçamento de R$ 172,9 mil, que será destinado para a Secretaria de Saúde visando custear despesas com assistência hospitalar e ambulatorial. A verba será repassada ao consórcio intermunicipal de saúde Teles Pires ( do Hospital Regional em Sorriso que atende pacientes enviados pelas secretarias de Saúde dos municípios), de forma a contribuir para a melhoria e ampliação da assistência especializada ambulatorial e hospitalar e dos serviços de apoio diagnósticos e terapêutico da unidade hospitalar de referência do respectivo consórcio. O repasse será revertido em procedimentos cirúrgicos para os usuários SUS, do município de Lucas que estão sendo acompanhados pela Central de Regulação do município, eliminando a grande demanda de pacientes que estão aguardando em fila de espera.
“Nós estamos fazendo o que o estado não esta fazendo. Estamos fazendo o que o SUS deveria fazer e não esta fazendo. Então, estamos novamente tirando recursos do município, recursos estes que poderiam ser investidos em outras coisas, até mesmo na saúde municipal, mas que temos que investir no consórcio intermunicipal de saúde Teles Pires para custear procedimentos e cirurgias que são de responsabilidade do SUS e que este não cumpre. Nós sim, estamos cuidando da nossa gente, estamos ouvindo o clamor das pessoas que precisam desse atendimento. No entanto, estamos pagando duas vezes para que as pessoas sejam atendidas, porque o SUS não faz a sua parte”, enfatizou o presidente da câmara, Airton Callai.
A câmara aprovou ainda moções são de autoria da vereadora professora Cleusa Marchezan de Marco (PT) e concede Moção de Aplausos aos professores da Rede Estadual, Municipal e Privada e também a Escola Dom Bosco e aos professores. A professora ainda indicou executivo para implantar redutores de velocidade com faixa para pedestres na Avenida Itália, Bairro Veneza ao lado de um supermercado. Segundo ela, a medida se faz necessária devido ao grande fluxo de veículos e pedestres que transitam no local.
A indicação do vereador Gilson Gregório (PSDB) para colocar alguns pontos de ônibus no residencial Jaime Seiti Fujii também foi aprovada. Segundo o vereador, o bairro fica muito distante do centro da cidade e o transporte público facilitará e dará maior comodidade para aquelas pessoas que utilizam do ônibus para se locomover para outros endereços da cidade. Ele também indicou a necessidade que de seja instalada uma caixa d”água para o abastecimento do bairro Bandeirantes e um novo poço artesiano, apontando que o bairro tem crescido muito e para evitar que ocorra a falta de água no bairro é preciso que tome essas medidas como prevenção de futuro racionamento no abastecimento de água no local.
Zulu (PTB) indicou ao Executivo a necessidade que seja construído um banheiro público no Lago Harry Muller.