Os vereadores de Lucas do Rio Verde, aprovaram, na 6ª sessão ordinária, nesta segunda-feira à noite, o projeto de lei número 44, alterando denominações das Avenidas Minas Gerais e Tenente Portela para Avenida Brasil e Avenida das Nações. De acordo com a justificativa, a mudança é necessária pela grande migração de brasileiros de todas as localidades do país, descendentes de várias etnias, cujos antepassados deixaram seus países para ajudarem a construir o Brasil. O vereador Eliseu Sávio Diniz (PSB) foi contrário a alteração, apontando que esta é uma idéia que vem de fora. “Realmente votei contrário por uma questão de preservar a história do município, nesses locais temos vários pioneiros, considero a mudança como uma mania de copiar. Seria como mudarmos o nome da Avenida Fernando Correia da Costa, uma das principais avenidas de Cuiabá,” defendeu o vereador.
A Cooperativa Sicredi Ouro Verde-MT, representada pelo seu presidente regional Eledir Techio, recebeu uma moção de aplausos pelos 20 anos de existência em Lucas do Rio Verde, a moção foi de autoria da vereadora Ana Kothrade (DEM) e subscrita por todos os vereadores. “A história da cooperativa se confunde com a do nosso município, pois é formada por profissionais competentes, com garra e força de trabalho,” disse Ana Kothrade.
Quatro indicações foram encaminhadas ao Executivo, a número 16, do vereador Fernando Pael (PT) solicitou ao prefeito Marino Franz que o município se inscreva no Programa Telecentro do Governo Federal através do Ministério das Comunicações para beneficiar escolas, bibliotecas municipais e comunitárias com a internet gratuita, “as inscrições seguem até o dia 26 de março, por isso peço atenção do Executivo para o prazo, visto que é interesse de toda sociedade, dando acesso às tecnologias de informação e comunicação as pessoas que não tem acesso, mostrando uma concepção de cidadania que introduz os princípios da liberdade, igualdade sociocultural dos jovens na sua formação e orientação,” defendeu Pael.
O presidente do Legislativo pediu maior agilidade do Executivo quanto à regulamentação do serviço de moto-táxi. “A lei foi aprovada pela Câmara Municipal em 8 de dezembro de 2009 e temos o prazo 90 dias para a regulamentação, porém, o tempo determinado está se esgotando e nem os cursos de formação desses profissionais foram marcados, pois, o projeto está parado no jurídico da prefeitura. Peço que esse impasse seja resolvido, já que o prefeito sancionou a lei e sabia de tudo que teria que fazer para garantir trabalho digno a esses profissionais, precisamos da explicação do porque nada foi colocado em prática até agora,” finalizou Callai.
Na sexta sessão do ano, os vereadores encaminharam oito projetos de lei para análise das comissões, aprovaram duas moções de aplausos sendo uma para a dupla sertaneja Edson Cordeiro e Juliano e a outra a cantora gospel Aurineide Saraiva Valadares, ambas moções de autoria do vereador Pedro Góis (PPS).
A próxima sessão acontece no dia 22 de março, às 19h, no Palácio do Cidadão. Acompanhe a transmissão das sessões ao vivo pelas rádios Alternativa FM 104,9 e Atitude AM 670.