Os vereadores analisaram, na quadragésima sessão ordinária da câmara, projeto de lei complementar 08/2012, que altera o Código Tributário Municipal, que foi encaminhado para uma comissão especial do legislativo. Também foi encaminhado às comissões o projeto de lei 19/2012, que declara a APAB – Associação dos Professores e Amigos do Basquete- entidade de utilidade pública em Lucas do Rio Verde. Outro encaminhado às comissões é o 20/2012 que dispõe sobre a doação do Veículo Fiat/Doblô, ano 200, pertencente à Câmara de Vereadores, para o Poder Executivo. Se for aprovado pelos vereadores, o carro será destinado para atender serviços prioritários.
Os vereadores também apreciaram o decreto legislativo 11/2012 que concede o título de cidadão honorário de Lucas do Rio Verde, ao conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e ex-secretário de Fazenda Waldir Júlio Teis. A honraria é em reconhecimento às várias ações empreendidas pelo então secretário, viabilizando as instalações de uma grande empresa do ramo de alimentos visando a viabilidade o bem estar da sociedade luverdense, gerando emprego, renda e desenvolvimento regional. Também foi aprovado título ao prefeito Marino José Franz, que está concluindo seu segundo mandato.
Além disso, os vereadores apreciaram nove indicações da Câmara Mirim, com assuntos variados, desde solicitação de limpeza e construção de novos bueiros na cidade, instalação de orelhões, pedido de instalação de iluminação em quadra esportiva e outras.
Foi aprovado, em primeira votação, o projeto de lei 18/2012 que Denomina de "Praça da Bíblia Sagrada", a praça localizada no do bairro Jardim Amazônia. A ideia é contemplar todas as religiões cristãs bem como homenagear o livro mais lido do mundo.