Faltando apenas oito dias úteis para o fim da biometria em Lucas do Rio Verde, cerca de 40% dos eleitores do município poderão ter o título cancelado, por não atender ao chamado da Justiça Eleitoral. Esta projeção foi feita com base nos dados, coletados hoje, que apontam um déficit de atendimento de pelo menos 9.578 eleitores.
Lucas do Rio Verde tem 33.333 eleitores ativos, dos quais apenas 23.601 compareceram para o cadastro biométrico. O problema decorre do baixo comparecimento dos eleitores, apesar de todos os esforços empreendidos pela Justiça Eleitoral, em parceria com a prefeitura, para divulgar a biometria em Lucas do Rio Verde.
Com uma estrutura para atender, com conforto e comodidade, uma média de 945 eleitores diariamente, a Justiça Eleitoral em Lucas do Rio Verde realiza apenas 358 atendimentos por dia. Esta diferença é que gera um déficit de mais de nove mil atendimentos, que se acumula ao longo do tempo e que fatalmente vai resultar em filas nos últimos dias de atendimento.
A chefe do cartório eleitoral da 21ª zona eleitoral, Marcela Ramalho Teixeira Muniz, ressalta que não haverá prorrogação do prazo e que quem não comparecer terá o título cancelado.
A biometria em Lucas do Rio Verde teve início em 26 de agosto e será concluída no dia 21 deste mês, informa a assessoria.