Vinte e nove alunos disputam, nesta sexta-feira, as nove vagas da Câmara Mirim de Lucas do Rio Verde. A eleição será das 7h30 às 17h30, em 9 escolas municipais, estaduais e particulares Olavo Bilac, Eça de Queirós, Cecília Meireles, Fredolino Vieira Barros, estadual Dom Bosco e nas particulares, Piaget, Dois Mil, La Salle e Educar.
Votarão cerca de 3.800 estudantes, do 6º ao 9º anos dos ensinos fundamental e médio. Cada escola tem, em média, três candidatos e todos tê mais de 15 anos. A apuração será no auditório da câmara e o resultado sai à noite. O mandato é de um ano e a cerimônia de diplomação, posse e 1ª sessão ordinária será no próximo dia 28.
Criado em 2000, através de um projeto de lei da então vereadora Maria Sidinir Bif Stechert e implantado no ano seguinte pelo então vereador Carlos Girotto, a Câmara Mirim tem como objetivo mostrar aos estudantes a importância do Legislativo na construção e fortalecimento da democracia. “Além de integrar o Legislativo ao cotidiano das escolas, com o projeto, os estudantes aprendem na prática desde o funcionamento do processo eleitoral a elaboração, discussão e aprovação das leis”, diz Girotto.
Para o presidente do legislativo, vereador Airton Callai, a criança ou adolescente tem um olhar diferente sobre as necessidades da comunidade. “Muitas vezes, eles percebem coisas que os adultos não percebem e isso deve ser aproveitado para o bem da população”, avaliou.
A informação é da assessoria.