PUBLICIDADE

Lucas: 10 mil eleitores terão que pagar multa por não votarem

PUBLICIDADE

Mais de dez mil eleitores da 21ª Zona Eleitoral, com sede em Lucas do Rio Verde, deixaram de comparecer às urnas nas últimas eleições e agora terão que se explicarem à Justiça Eleitoral. No primeiro turno, realizado em 3 de outubro, 8.631 eleitores não compareceram. No segundo turno, em 31 de novembro, o número subiu para 10.195 faltosos. A chefe do Cartório Eleitoral de Lucas do Rio Verde, Marcela Muniz, considera os números bastante elevados e alerta para um possível cancelamento do documento.

“O eleitor que ficar três eleições consecutivas sem votar ou sem justificar, poderá ter o título cancelado. Aquele que tiver uma ou duas eleições sem votar, ele vai ficar sem a quitação eleitoral, que é necessária para tomar posse em concursos públicos, tirar passaporte, realizar matrículas em instituições de ensino entre outros. Quem está nessa situação, terá que comparecer no cartório eleitoral, para solicitar a emissão de guia de multa. Para os eleitores da 21ª zona eleitoral a multa é de R$ 1,50. Os eleitores de outras zonas eleitorais terão que pagar R$ 3,51 por eleição”, explicou.

De acordo com ela, nos meses de março e abril, o Cartório Eleitoral inicia o processo de convocação dos eleitores para regularização da situação cadastral. Após essa convocação, o eleitor terá mais um prazo estipulado pela Justiça Eleitoral, antes de ter o título cancelado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE