segunda-feira, 16/setembro/2024
PUBLICIDADE

Lirio volta da Alemanha e afirma que exportações de Mutum aumentarão

PUBLICIDADE

O chefe de Questões de Base e de Recursos Naturais Renováveis do Ministério da Alimentação, Agricultura e Defesa do Consumidor da Alemanha, Clemens Neumann, e diretores de 70 organizações dos setores privado, público participaram, há poucos dias, da reunião de formação da fundação ISCC (Sustentabilidade Internacional & Certificado de Carbono) para certificação de produção sustentável de biocombustíveis e biomassa, em Berlim. O prefeito de Nova Mutum, Lirio Lautenschlager, foi o único representante latino-americano do setor público que participou e também detalhou para as lideranças européias o projeto MutumGAP.

Lirio também acertou a inclusão do novo padrão internacional na norma MutumGAP visando a produção sustentável de biocombustíveis e para pegar  carbono de toda a cadeia de custódia. Ou seja, desde a produção agrícola até o consumidor final. Este novo sistema de certificação não está limitado à produção de biocombustíveis, mas ao mapeamento da quantidade de gases do efeito estufa (GHG) que cada produto agropecuário emite, conhecido como pegada de carbono.  Uma propriedade rural certificada pela MutumGAP terá condições de demonstrar ao consumidor nacional e internacional a quantidade de carbono equivalente (GHG) emitida pela atividade e as ações implementadas com o propósito de minimizar essas emissões.  A quantidade de CO2 e estampada no produto será em breve uma exigência do mercado europeu, segundo alguns representantes de algumas entidades que participaram do encontro.

Lirio e a diretoria da GLOBALGAP acertaram a apresentação das ações do Programa MutumGAP, na próxima conferência mundial, em Londres, em outubro, onde estarão presentes redes varejistas mundiais, traders, distribuidoras, empresas de processamentos de alimento e delegações de vários países dos continentes Asiático, Europeu e Americano. O diretor da GLOBALGAP declarou total apoio ao Programa MutumGAP e não medirá esforços para que a produção da região de Nova Mutum esteja entre os fornecedores dos grandes compradores mundiais e também europeus.

Lírio retornou da Alemanhã considerando “que o Programa MutumGAP é um caminho sem volta pois está afinado com a necessidade do mercado mundial de grãos, carnes, alimentos e biocombustíveis. Os consumidores exigem e a produção da região de Nova Mutum atende. Vamos atrair o melhores compradores para a nossa produção com a implantação do MutumGAP e pavimentar o caminho para os investidores que ali pretendem se instalar”, disse. O prefeito acrescentou ainda que “não há mais dúvidas que o Programa MutumGAP/ISCC colocará a produção diretamente com os mercados qualitativos e de alto valor agregado”.

Nova Mutum está entre os maiores exportadores de grãos do Estado para diversos continentes.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal define que câmara em Mato Grosso pode autorizar concessão de serviços

Os desembargadores que compõem o Órgão Especial do Tribunal...

Mauro espera que novo traçado ‘destrave’ projeto da ferrovia Sinop-Miritituba

O governador Mauro Mendes analisou, na sexta-feira, em Sinop,...

Prefeitura de Peixoto firmará parceira para implementar usina de energia solar

A prefeitura de Peixoto de Azevedo (190 quilômetros de...
PUBLICIDADE