A semana de trabalhos no Plenário da Assembleia Legislativa começa hoje com grande expectativa em torno do anúncio das lideranças e da formação das comissões permanentes da casa – as de méritos e a de constitucionalidade. Na sessão da última quinta feira, por solicitação do presidente José Riva (PP), os partidos ficaram de analisar os nomes para que as indicações sejam apresentadas na reunião do Colegiado de Líderes que ocorre logo mais às 15 horas, na sala da presidência.
Em não havendo as indicações na reunião de hoje, o presidente da casa já anunciou que a Mesa Diretora seguirá o Regimento Interno do Poder Legislativo, fazendo a composição pelos critérios de proporcionalidade. Seguindo o ritmo dos últimos anos, o PP anunciou que indicará deputados dos partidos considerados pequenos em número de representantes na casa; do PT, Alexandre Cesar e Ademir Brunetto, e do PSB a deputada Vilma Moreira, para que componham comissões.
Os debates devem ser mais acirrados em torno da formação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento das Execuções Orçamentárias. Além delas, outras 11 comissões permanentes e duas especiais serão compostas esta semana.
As comissões permanentes são instituídas no início de cada Legislatura com a função de dar parecer sobre as proposições referentes aos assuntos de sua especialização, promover estudos, pesquisas, simpósios, encontros, seminários e investigações sobre problemas de interesse público afetos à sua competência.