A delegação de lideranças políticas da Província de Free States, da África do Sul, visitou hoje o município de Lucas do Rio Verde e, ontem, Nova Mutum. Em Lucas, os africanos reuniram-se com o prefeito em exercício, Osvaldo Martinello, e o assunto principal foi intercâmbio de soluções ambientais para produção de alimentos de forma sustentável. O programa Lucas do Rio Verde Legal, que vem regularizando centenas de fazendas, foi detalhado para a comitiva africana que demonstrou muito interesse em firmar convênio com Lucas para intercâmbio de tecnologias de preservação ambiental.
“Nosso conceito de preservação ambiental tem algumas diferenças com a desta província. Aqui em Lucas, é baseado na produção ambiental de forma sustentável. A partir das informações nossas de produzir alimentos de forma sustentável e com preservação ambiental, eles poderão adotar esta prática para também evitarem restrições internacionais aos seus produtos agrícolas”, disse o prefeito Osvaldo Martinello.
A Província de Free States tem uma grande área de reserva florestal. “A área deles é praticamente a mesma extensão dos municípios de Lucas, Sorriso e Sinop juntos. Há muitas semelhanças climáticas de Free States com Mato Grosso e a província deles produz cerca de 40% dos alimentos da África do Sul”, acrescentou Marino.
Em novembro deve ser assinado protocolo de cooperação entre Lucas e Free States. A governadora da província africana deve vir a Mato Grosso para fechar o acordo.
Ainda hoje, em Lucas, os líderes africanos conheceram o complexo industrial do município.
Leia ainda:
Lucas R. Verde: delegação africana está reunida com prefeito