O governador Mauro Mendes (DEM) buscará agilidade na liberação da licença ambiental para a implantação de uma usina de etanol de milho em Jaciara (145 km ao Sul de Cuiabá). A expectativa de prazo é de 60 dias. A projeção inicial é R$ 450 milhões em investimentos, em uma área de 27 hectares, com previsão de gerar mais de 500 empregos diretos e 2 mil indiretos. Já a produção anual prevista é de 200 milhões de litros de etanol.
O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), esteve no encontro com o governador e diretores da empresa, ontem, no Palácio Paiaguás, e acredita que a concretização da instalação da indústria poderá fomentar a matriz econômica, não só de Jaciara, mas de toda a região do Vale do São Lourenço, que contempla ainda as cidades de Dom Aquino, Juscimeira e São Pedro da Cipa.
“É um projeto regional importante, é uma região que está precisando de opções de emprego. Ali tem uma interface bacana e uma mão de obra qualificada”, complementou o parlamentar. “Eu, particularmente, fiquei bastante feliz por ter comprado essa área, quando prefeito. Um prefeito, quando vê um projeto dele dando certo aqui em Cuiabá, fica muito feliz”, comemorou, através da assessoria. Max foi prefeito de Jaciara por dois mandatos e o responsável direto pela criação do distrito industrial. No mesmo local, de 100 hectares, empresas se instalaram e geraram novos postos de trabalho, movimentando a economia de toda a região.
Também estiveram no encontro com o governador o prefeito de Jaciara, Abdo Mohammad (PSDB), o presidente da Câmara de Vereadores, Vanderlei Silva de Oliveira (PSB), dos vereadores Charles Fernando (PSDB) e Claudinei Pereira (MDB), os deputados estaduais Carlos Avallone (PSDB), Thiago Silva (MDB) e Saturnino Masson (PSDB).