Diversas autoridades políticas estão participando do jantar de abertura da Exponop, como o Secretário de Esportes Baiano Filho, o prefeito Nilson Leitão, os deputados Ricarte de Freitas e Dilceu Dalbosco e vários prefeitos da região.
O secretário Baiano Filho, em nome do governador, defendeu a idéia de se produzir com equilíbrio. “É preciso produzir com regras, mas não podemos cruzar os braços perante posições radicais de quem não conhece a nossa região”, afirmou, se referindo às últimas decisões referentes à questão ambiental.
O prefeito Nilson Leitão, também falou sobre a questão em seu discurso e disse que essa não é a primeira vez que se fala em crise. “O nosso grande problema sempre foi a questão ambiental. Não podemos nos abater e pensar que isso é o caos. O problema foi institucional em órgãos públicos de competência do governo estadual e do governo federal”, afirmou.
O prefeito teve uma audiência com o juiz federal Julier Sebastião da Silva e pediu que ele usasse a mesma força que usou para decretar tantas prisões para fazer com que os órgãos trabalhem na segunda-feira. “Não é problema nosso se alguém fez corrupção”, enfatizou Nilson, defendendo os empresários de Sinop.