PUBLICIDADE

Lideranças do Nortão debaterão criação de usina para reciclar lixo

PUBLICIDADE

Sorriso deve sediar, ainda este mês, uma reunião com prefeitos de aproximadamente 13 cidades da região para discutir a criação de usina de reciclagem de lixo e resolver um problema comum das cidades da região. O encontro deve reunir também técnicos do GTI – Grupo de Trabalho Interministerial- do Governo Federal.

Muita coisa que vai para o lixo pode ser transformada em dinheiro e uma quantidade considerável de latas, papéis, aluminío e outros produtos recicláveis deixarão de ficar amontoados nos lixões dos respectivos municípios evitando problemas ambientais e de saúde pública.

“Estamos dando o primeiro passo para viabilizar uma solução conjunta para as cidades da região. É possível unir forças e cada município dar uma destinação mais adequada para uma parte considerável do lixo”, explicou o vice-presidente da Câmara de Sorriso, Santinho Salerno, que tem sido o articulador da reunião. “Já conversamos com alguns prefeitos e estamos tendo apoio para fortalecer este projeto que vai ser benéfico para toda a região”, explicou Salerno, que ontem esteve com o prefeito de Ipiranga do Norte, Ilberto Eftin. Até a próxima semana ele pretende conversar com os prefeitos de Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum Vera, -dentre outros- para definir a data do encontro.
“Pretendemos definir uma solução conjunta para a possível criação de uma usina de reciclagem recebendo lixo das cidades do Nortão, diminuindo impactos ambientais, solucionando grande parte dos problemas com lixo que os municípios enfrentam e gerando mais empregos”, acrescenta o vice-presidente do legislativo sorrisense.

Nem todas as cidades da região estão fazendo a coleta seletiva do lixo. Uma ONG em Sinop, iniciou ano passado, este trabalho e vem colhendo bons resultados.
Muitas famílias se conscientizaram e passaram a separar restos de comida do lixo com garrafas plásticas, caixas de leite, latinhas de refrigerante/cerveja e outros produtos recicláveis. Ainda não saiu um balanço da quantidade de material reciclável recolhida ate agora.

Saiba mais sobre ciclagem de lixo clicando aqui

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE