Sorriso deve sediar, ainda este mês, uma reunião com prefeitos de aproximadamente 13 cidades da região para discutir a criação de usina de reciclagem de lixo e resolver um problema comum das cidades da região. O encontro deve reunir também técnicos do GTI – Grupo de Trabalho Interministerial- do Governo Federal.
Muita coisa que vai para o lixo pode ser transformada em dinheiro e uma quantidade considerável de latas, papéis, aluminío e outros produtos recicláveis deixarão de ficar amontoados nos lixões dos respectivos municípios evitando problemas ambientais e de saúde pública.
“Estamos dando o primeiro passo para viabilizar uma solução conjunta para as cidades da região. É possível unir forças e cada município dar uma destinação mais adequada para uma parte considerável do lixo”, explicou o vice-presidente da Câmara de Sorriso, Santinho Salerno, que tem sido o articulador da reunião. “Já conversamos com alguns prefeitos e estamos tendo apoio para fortalecer este projeto que vai ser benéfico para toda a região”, explicou Salerno, que ontem esteve com o prefeito de Ipiranga do Norte, Ilberto Eftin. Até a próxima semana ele pretende conversar com os prefeitos de Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum Vera, -dentre outros- para definir a data do encontro.
“Pretendemos definir uma solução conjunta para a possível criação de uma usina de reciclagem recebendo lixo das cidades do Nortão, diminuindo impactos ambientais, solucionando grande parte dos problemas com lixo que os municípios enfrentam e gerando mais empregos”, acrescenta o vice-presidente do legislativo sorrisense.
Nem todas as cidades da região estão fazendo a coleta seletiva do lixo. Uma ONG em Sinop, iniciou ano passado, este trabalho e vem colhendo bons resultados.
Muitas famílias se conscientizaram e passaram a separar restos de comida do lixo com garrafas plásticas, caixas de leite, latinhas de refrigerante/cerveja e outros produtos recicláveis. Ainda não saiu um balanço da quantidade de material reciclável recolhida ate agora.
Saiba mais sobre ciclagem de lixo clicando aqui