Prefeitos e secretários de Agricultura e Meio Ambiente de 8 cidades da região reuniram-se, hoje à tarde, em Sorriso, debatendo a viabilidade de uma usina de reciclagem de lixo de aproximadamente 13 cidades da região Norte.
Os participantes foram unânimes em defender a proposta e, a partir de agora, será formada uma comissão com representantes dos municípios para buscar apoio no Governo Federal e viabilizar a implantação da usina em Sorriso para onde os demais municípios deverão destinar o lixo apropriado para reciclagem ( latas de alumínio, papéis, caixas de papelão, garrafas plásticas, dentre muitos outros).
A comissão vai conhecer municípios onde já é feita a reciclagem e fazer levantamento do montante necessário para implantar uma usina de reciclagem que também diminuirá a quantidade de lixo armazenada nos aterros sanitários e lixões dos municípios da região.
“Conseguimos dar um passo importante que é adesão dos dirigentes dos municípios da região. Vamos, agora, em busca de apoio federal para termos esta usina e uma destinação correta do lixo apropriado para reciclagem, diminuindo impactos ambientais”, explicou o vice-presidente da Câmara de Sorriso, Santinho Salerno, um dos principais articuladores do projeto.
O prefeito Dilceu Rossato disse que vai organizar um encontro com prefeito da região para discutir medidas para fortalecer este projeto da reciclagem e também as políticas regionais
BR-163
As lideranças regionais também ouviram, neste encontro, um relato do coordeador do GTI- Grupo Interministerial do Governo Federal- para asfaltamento da BR-163 dco Nortão ao Pará, Julio Myragaia. Ele informou o andamento burocrático do processo para asfaltamento da rodovia e sinalizou que o processo de licitação para a obra deve sair este ano. R$ 1 bilhão devem ser investidos para pavimentar cerca de 900 km da rodovia que vão possibilitar escoamento da safra e madeira da região com frete US$ 30 mais barato.