Os deputados lamentam a morte do ex-deputado Renê Barbour, ocorrida esta madrugada, em Cuiabá. O corpo está sendo velado no saguão principal da Assembléia Legislativa. Às 12 horas, será levado para o ginásio Arlindo Buck, em Barra do Bugres (Médio Norte).
O presidente da Assembléia, Sérgio Ricardo (PR) disse que se sente privilegiado por ter tido a oportunidade de trabalhar com Barbour. “O deputado Renê Barbour foi uma referência para todos nós. Era um líder, um ser humano excepcional, pois estava sempre pronto para aconselhar e ajudar em todas as situações. Ele era um conciliador que a população aprendeu a admirar. É uma perda irreparável para Mato Grosso”.
O primeiro-secretário da Casa, deputado José Riva (PP) considerou que Renê Barbour foi um “homem público de verdadeira reserva moral do Estado de Mato Grosso”.
Renê Babour nasceu no município de São José do Rio Preto (SP), tendo sido um dos fundadores e vereador do município de Jales, no mesmo Estado. Foi considerado um grande articulista, com trânsito em todos os setores dos governos que Mato Grosso já teve. Foi deputado por cinco mandatos.
Foi o único parlamentar que ocupou uma cadeira nas três sedes por onde a Assembléia passou. Devido ao seu perfil diplomático e capacidade e negociar foi líder do governo Dante de Oliveira (PSDB) e do atual governador Blairo Maggi (PPS), nos dois primeiros anos do mandato.
Em seu quinto mandato parlamentar, Renê Barbour (PPS) recebeu em 2005 uma homenagem dos parlamentares em virtude ao trabalho que desenvolveu por Mato Grosso, desde a década de 60, quando exerceu seu primeiro mandato. Seu nome passou a fazer parte da estrutura física da nova sede da Assembléia, sendo eternizado no Auditório 2.
Empreendedor e formador de fazendas, Barbour foi o idealizador da Usina Barrálcool, que emprega cerca de 2,5 mil pessoas e responde por 80% do ICMS do município de Barra do Bugres.
Renê Barbour teve três filhos, iniciou a carreira política ainda jovem, aos 20 anos de idade, quando foi eleito vereador na cidade de Jales (SP), onde chegou a presidir a Câmara Municipal. No Legislativo de Mato Grosso, ingressou eleito pelo PTB na 5ª Legislatura (1963/1967). Reeleito pela ARENA presidiu a casa no segundo biênio da 6ª Legislatura (1967/1971).
Voltou à Assembléia Legislativa pelo PFL, na 13ª Legislatura (1995/1999), foi reeleito pelo PSDB em 2000 e pelo mesmo partido para o quinto mandato pelo PPS.