Lideranças políticas do nortão estão se organizando para uma audiência com o presidente do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) Luiz Antônio Pagot, para saber a situação atual do projeto de pavimentação asfáltica da BR-163. da divisa de Mato Grosso até o porto em Santarém (PA) – extensão de aproximadamente mil kilômetros.
O vice-presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, deputado Dilceu Dal’Bosco, está articulando o encontro e conversou com o senador Jaime Campos e expôs as problemáticas causadas pelo atraso da obra de pavimentação da BR-163.
Dilceu solicitou ao senador que marcasse uma audiência em caráter de urgência com Pagot. “A expectativa de que a obra ficasse pronta o quanto antes, veio por terra. Acreditamos que Antônio Pagot, possa dar celeridade numa obra que há muito tempo é motivo de discussão”, enfatizou Dilceu.
A comitiva será compostas por prefeitos dos municípios do eixo da BR-163 e lideranças políticas do Pará, que também faz parte do eixo estruturante da economia. O encontro deve acontecer até o final deste mês.
Um dos motivos que ‘travava’ o início da obra era a licença ambiental que precisava ser emitida pelo Ibama. A obra era para iniciar este ano, pela previsão do governo Lula, mas novamente ficou só na previsão.
A pavimentação da rodovia está prevista no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, com previsão de ser executada até 2010.