A ferrovia Norte-Sul se aproxima, aos poucos, do Médio Norte de Mato Grosso e deve ganhar maior celeridade com a concessão, para a Vale do Rio Doce, das obras até Palmas, Tocantins. Nesse trecho os trabalhos estão em andamento. A projeção é que saia, ano que vem, licitação para construir um ramal para escoar a produção de Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Nova Mutum e outras cidades. Mas antes de 2012 as obras não devem ficar prontas, segundo o prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz.
O projeto foi apresentado no último sábado, pela Vale, para prefeitos mato-grossenses, em Água Boa. Franz explicou, ao Só Notícias, que a previsão da empresa é que, até início de 2009, os trilhos cheguem em Palmas. “Já será uma nova alternativa de escoamento para Mato Grosso, já que aumenta a disputa no mercado”, destacou.
Por meio do modal Setentrional, a safra agrícola e madeira do Nortão e de outras regiões do Estado, serão transportadas até o porto de Itaqui, em São Luiz (Maranhão). Serão 900 km de extensão. “A Vale tem credibilidade e a ferrovia está avançando rápido”, acrescentou o prefeito.
A ferrovia encurtará em cerca de mil kilômetros a rota para escoar a produção da região Médio Norte, hoje feita via rodovias, até portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR), além de reduzir custos com fretes em aproximadamente 50%. Lucas do Rio Verde, por exemplo, é o maior produtor de milho safrinha do país e está entre os campeões na produção de soja. Sorriso, município vizinho, é o maior produtor da oleaginosa. Sinop e cidades da região têm considerável volume de madeira que são exportados.