O secretário estadual de Direitos Humanos, Paulo Lessa, visitou a cadeia feminina de Sinop e conheceu os projetos de ressocialização, como o de corte costura e o curso de eletricista industrial, desenvolvido em parceria com o Senai. O gerente José Magalhães Pinheiro, disse, ao Só Notícias, que a passagem dele, ontem à tarde, foi rápida, e basicamente técnica, com acompanhamento de integrantes da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP). 72 mulheres cumprem pena ou aguardam julgamento na unidade.
Magalhães afirmou que Lessa também vistoriou a construção dos quatro quartos para menores infratores, onde são investido aproximadamente R$ 150 mil, recursos do governo do Estado. Ela foi iniciada ano passado, com previsão de ficar pronta em janeiro, porém, as chuvas interferiram no cronograma. Acredita-se que deve ser concluída em mais 40 dias. Posteriormente, Lessa seguiu para o presídio Osvaldo Florentino Leite, o Ferrugem, onde fez outra visita técnica.
Conforme Só Notícias já informou, o secretário também visitou a cadeia de Sorriso, onde elogiou os projetos de ressocialização que conheceu, como a fabricação de blocos de concreto, cadeira de rodas e artesanatos.
A juíza Débora Pain Caldas pediu ao secretário mais agentes prisionais para o município. Ela comparou o Centro de Sorriso, que tem 18 agentes, com o presídio de Tangará da Serra, com 52, e o mesmo número de presos. Lessa afirmou já ser buscado o incremento.