O deputado federal Nilson Leitão foi recebido, nesta sexta-feira à tarde, pelo gerente executivo da regional Sinop, Evandro Carlos Selva. Durante cerca de 40 minutos, Leitão conversou com funcionários colhendo informações sobre a estrutura atual e a necessária para que o trabalho seja desenvolvido com rapidez e segurança, evitando falhas que muitas vezes acabam penalizando quem precisa do órgão.
A principal reclamação é em relação ao número reduzido de funcionários e a falta de perspectiva de novas contratações. "Hoje temos 12 analistas ambientais que são responsáveis não só pelos processos próprios do órgão, aqueles do dia-a-dia, mas todos aqueles que nascem com as operações realizadas na região. A estrutura é a mesma há muito tempo. Hoje precisaríamos de praticamente o dobro de funcionários para dar conta do trabalho" disse Evandro Selva.
Nilson Leitão pediu ao gerente do IBAMA que apresente um relatório completo do que está disponível para o trabalho como corpo técnico, veículos e equipamentos e um estudo do que seria a estrutura ideal para atender a região. Os dados serão apresentados pelo parlamentar ao presidente do IBAMA Curt Trennepohl, com quem se reúne na próxima terça-feira.
"Nossa audiência com o presidente do IBAMA tem por objetivo levar as demandas do setor produtivo de nossa região que desde sempre sofre as consequências de operações desastrosas, onde todos são nivelados por baixo, tratados como bandidos, uma situação inaceitável; mas na mesma audiência queremos mostrar que não vemos o órgão como inimigo, pelo contrário, queremos que tenham sua condição de trabalho melhorada, pois o reflexo direto disso é a prestação de serviço satisfatória a todos que precisam do IBAMA", disse o parlamentar.
Nilson Leitão aproveitou a visita para convidar toda equipe do IBAMA a participar da audiência pública marcada para a primeira quinzena de novembro onde o Novo Código Florestal será discutido, com a presença já confirmada do relator da matéria deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB).