PUBLICIDADE

Leitão tenta na ANAC liberar voos noturnos em Sinop e critica prefeito

PUBLICIDADE

O deputado Nilson Leitão (PSDB) reuniu-se, hoje, em Brasília, com o chefe da assessoria parlamentar da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC-, George Alex Lima de Souza, e o assessor da presidência da companhia Azul, Ronaldo Veras, para tratar da retomada dos voos noturnos, que foram suspensos desde fevereiro passado. Segundo a ANAC as “exigências foram elevadas devido ao movimento do aeroporto e a falta investimentos. Por exemplo, devido a uma questão de segurança não operamos mais voos visualmente, apenas por instrumentos, o que não ocorre em Sinop por falta de equipamentos”, explica George Alex.  “Sorriso é um município que está correndo e muito atrás de solucionar o aeroporto enquanto Sinop está de braços cruzados”, disse o assessor da presidência da companhia, que opera com dois voos diários. Em dezembro do ano passado, a prefeitura havia previsto que os equipamentos para o aeroporto operar por instrumentos ocorreria a partir de janeiro, mas a previsão não se confirmou. A suspensão dos voos noturnos foi criticada pelo setor empresarial.

Para Leitão, devido à falta de investimento no aeroporto o atendimento se tornou de péssima qualidade e necessita de modernização urgente. “Em 8 anos a única modernização foi o desembarque e um puxadinho que foi feito. Tudo que tem atualmente foi implantado em 2007 durante a minha gestão e já se passaram anos sem nenhuma mudança, ou seja, precisamos de avanços tecnológicos. Por isso, pela falta de investimentos, estamos com os voos suspensos”, cobrou.

Leitão deixa claro que defende os dois aeroportos em pleno funcionamento pois há demanda. “Quero os dois funcionando, pois quanto mais melhor. Porém, desde quando o governo prometeu a ampliação do aeroporto em Sinop, o prefeito cruzou os braços esperando que acontecesse algo. Aeroporto é um trabalho de todos os dias e tudo que construímos está se perdendo aos poucos. A minha preocupação é que não podemos perder tempo, não podemos esperar. Estamos sem voos noturnos e isso prejudica a região de forma considerável. O aeroporto é benfeitoria de desenvolvimento. O aeroporto é um dos melhores prestadores de serviços para qualquer região!”, afirmou, através da assessoria.

O deputado continua articulando novas reuniões para solucionar alguns problemas existentes. “Precisamos encontrar urgente uma alternativa! Eu vou trabalhar por todos os lados!”, concluiu.

Hoje, em Cuiabá, o Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) aprovou, por unanimidade, dispensa de Estudo de Impacto Ambiental (EIA-Rima) do aeroporto. Com isso, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) emitirá licença prévia garantindo que as obras de ampliação do terminal de embarque possam prosseguir. O projeto, com estimativa de investimento de R$ 100 milhões, deve ser entregue em breve ao Banco do Brasil, que financiará as obras, que havia sido prometida para o ano passado, pelo governo federal, mas ainda não saiu do papel. A prefeitura busca providenciar determinados documentos e um deles é a licença. O pedido foi protocolado em dezembro passado para ser emitida a licença ambiental para ser feita a licitação e definida empreiteira que fará as obras.

O projeto de reestruturação e ampliação do aeroporto já está aprovado e faz parte do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 2), com construção do novo terminal de passageiros com 4 mil metros, a ampliação da pista passando dos atuais 30 metros para 45 metros de largura e de 1.627 metros para 2,5 mil metros de comprimento. Além de melhorar o setor de combate a incêndio, instalação de sinalização e balizamento, torre de controle, a instalação de equipamentos de navegação e o terminal para operação de cargas e desembaraço aduaneiro, entre outros.

(Atualizada às 08:51hs em 30/4)


 

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE