O deputado federal Nilson Leitão, presidente do PSDB, analisou o desempenho do Governo do Estado quanto ao uso de recursos e apontou que está havendo um “desrespeito com o cidadão que espera melhorias nas áreas essenciais, como educação, saúde e segurança pública, já que a arrecadação atual do Estado é quatro vezes maior que há dez anos”. O Fundo de Transporte e Habitação (Fethab), instituído durante o governo Dante de Oliveira, tem sido usado de forma irregular pelo governador Silval Barbosa (PMDB), segundo Leitão. “Ao invés de estar sendo aplicado nas áreas devidas, o Fethab está sendo desviado para pagamento da folha salarial dos servidores públicos do Estado, o que é lamentável”.
Há alguns meses, o deputado estadual e presidente do PDT estadual, Zeca Viana, havia externado a sua indignação quando o Governo transferiu 30% do Fethab para as ações da Copa do Mundo de 2014 (primeiro Agecopa depois Secopa) e pontuou que o recurso está fazendo falta aos municípios do interior de Mato Grosso.
Para Leitão, o Governo não tem se preocupado com as cidades de menor arrecadação. “Quando um recurso desse porte é desviado para outros setores fica claro que há insensibilidade por parte do governador em não investir em melhores condições de vida para os municípios de baixo IDH”, lamentou o parlamentar.