PUBLICIDADE

Leitão presidirá subcomissão sobre restrições da cana de açúcar

PUBLICIDADE

A primeira reunião deliberativa da Subcomissão destinada a acompanhar os problemas ligados à cana-de-açúcar, desde o plantio até a sua industrialização, foi esta tarde e o deputado federal Nilson Leitão (PSDB/MT) foi eleito presidente.
Os primeiros passos serão as votações de requerimentos para audiências públicas visando debater, com representantes do governo, federações e sindicatods, o veto imposto para o plantio da cana no Mato Grosso e Estados do Norte.

Como presidente, Nilson Leitão vai propor a elaboração de um dossiê com as conclusões obtidas no debate para apresentar ao governo as possíveis soluções para elucidar os problemas. "Não existe nenhum estudo técnico que justifique o veto à plantação da cana, o impedimento é meramente político. O produtor pode plantar soja, algodão, milho, mas não pode plantar cana. Qual que é o critério técnico disso?”, questiona.

Vão ser analisados outros pontos polêmicos diretamente ligados aos produtores das regiões, como por exemplo, a vedação à concessão de crédito rural. “Devido ao veto os produtores locais sofrem com a dificuldade em conseguir investimentos. Os bancos dificultam os financiamentos e acabam atrapalhando o desenvolvimento da região. É preciso que esses produtores tenham o livre arbítrio de escolher o que querem cultivar em suas terras!”, diz Leitão.
Compõem a comissão um presidente, um relator (Giovanni Queiroz/PDT-PA), um deputado representando cada estado envolvido – Mato Grosso, Acre, Amazônia, Rondônia, Roraima, Pará e Amapá – e demais parlamentares que tenham interesse, como o ex-ministro da agricultura, Reinhold Stephanes, e o deputado Abelardo Lupion, que já manifestaram que vão participar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE