PUBLICIDADE

Leitão preside subcomissão para demarcar áreas indígenas

PUBLICIDADE

O deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT) acaba de ser eleito presidente da SubComissão de Acompanhamento da Demarcação de Áreas Indígenas na Câmara dos Deputados. Houve consenso entre ele e dois deputados que pleiteavam a presidência. A comissão começa a trabalhar na próxima semana e convocará a presidente da FUNAI – Fundação Nacional do Índio – Marta Maria Azevedo, para prestar esclarecimentos.

Leitão disse, ao Só Notícias, que a fundação tem tido muito poderes e tomado decisões unilaterais, sem discutir com a sociedade, a criação de terras indígenas. “Em Mato Grosso, estão em estudo a criação de aproximadamente 80 áreas o que trará impactos muito fortes em várias regiões. Cidades como Macelândia e Tabaporã, valores de terras para agricultura, pecuária acabam reduzindo, e traz também reflexos também na economia das cidades e na região”, disse.

“Queremos conhecer a fundo os critérios que a Funai toma para apontar a criação de áreas indígenas. Respeitamos os índios, seus territórios, áreas mas é preciso cautela com a criação de novas áreas indígenas e esta comissão fará fiscalização e acompanhamento rigoroso aos atos da Funai”, acrescentou.

O IBGE fez, em 2010, um censo demográfico apontando que 896 mil pessoas se autodeclararam indígenas, das quais 517 mil moravam em terras indígenas oficialmente reconhecidas. Foram registradas 305 etnias diferentes. Um grande número de índios vive em Mato Grosso onde há o Parque Nacional do Xingú, um dos maiores do país.

 

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE