O deputado federal Nilson Leitão (PSDB) protocolou, ontem, três indicações ao Ministério da Saúde para que crie unidades de Centros de Apoio Psicossocial (CAPS) em Sorriso, Alta Floresta e Sinop. Esta última cidade já conta com o serviço, mas receberia melhorias.
Na proposta enviada ao ministério, ele pede especificamente o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD 24 horas) que é um serviço específico para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas.
Na justificativa, o parlamentar lembra que “os centros oferecem atendimento à população, realizam o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Os CAPS também atendem aos usuários em seus momentos de crise, podendo oferecer acolhimento noturno por um período curto de dias”.
Embora os serviços do CAPS tenham como alvo o público adulto, nada impede o atendimento infanto-juvenil, desde que respeitadas as orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O atendimento aos usuários do serviço é feito por uma equipe multidisciplinar que conta com médicos psiquiatras, clínicos gerais, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais entre outros.
“Infelizmente o álcool e as drogas tomaram conta da nossa população, em especial de nossos jovens. Estudam comprovam que o uso abusivo quando não desencadeia problemas mentais, agrava quadros pré-existentes. Ampliar a rede de atendimento é antes de tudo um ato de compaixão”.