O prefeito Nilson Leitão e a secretária de Educação, Rosa Oliva de Almeida, viajam amanhã, a São Paulo, para participar da 9ª edição do GP Ayrton Senna de jornalismo e do 4º encontro de Prefeitos e secretários municipais de Educação da rede Vencer, no dia 5 onde serão feitas análises do desempenho das redes de ensino desde o início da parceria e avaliação das ações para superação de desafios que serão apresentados.
“No início da parceria participavam dos programas do Instituto Ayrton Senna (IAS) cerca de 62 município, desses restaram 30. Isso porque o Instituto cobra metas e resultados e somente quem realmente planejou alcança os resultados propostos”. destacou o prefeito Nilson Leitão.
A parceria com o IAS foi firmada em 2001, desde então os números da educação de Sinop só melhoraram e avançaram. Entre eles está o de correção de fluxo, hoje apenas 2,3 % dos alunos estão em séries incompatíveis com a idade. “Ainda temos alguns registros de crianças com atraso escolar porque recebemos muitos alunos de outros municípios. Mas, aos poucos, vamos melhorando o desempenho de todos”, explicou a secretária de Educação, Rosa Oliva.
Leitão destacou ainda que o ensino de Sinop alcançou um nível tão bom, que não se diferencia dos trabalhos realizados na rede particular. “Hoje nenhuma escola particular tem laboratórios de informática tão completos e salas de recurso para portadores de necessidades especiais. Nossa educação tem feito a diferença na vida de muitas pessoas”, finalizou o prefeito.
Os projetos realizados em parceria com o Instituto tem são tão positivos que somente em 2007, cerca de 11 municípios da região vieram até Sinop para verificar in loco os trabalhos desenvolvidos pela administração municipal.