A revista VEJA divulgou, na edição desta semana, a relação de parlamentares federais que se destacaram na atuação por um Brasil mais moderno e competitivo. A lista é organizada desde 2011 em parceria com o Núcleo de Estudos sobre o Congresso (NECON) que faz parte do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
A avaliação tem por critério a atuação de cada parlamentar (deputados e senadores) na apresentação de proposituras que atendam nove eixos básicos: Carga tributária menor, mais simples e sem impostos em cascata; Infraestrutura (estradas, portos e aeroportos); Combate à corrupção; Melhor gestão do gasto público; Sistema educacional universal e eficiente; Marco regulatório claro e respeitado (agências regulatórias técnicas e independentes); Simplificação das regras e poda da selva burocrática; Governabilidade (relação entre os poderes) e Relações trabalhistas.
O deputado federal e líder da Minoria, Nilson Leitão (PSDB-MT) ganhou oito posições entre o estudo anterior e o atual. Em 2012, o parlamentar mato-grossense ficou na 42ª posição acumulando 49 pontos e sendo o terceiro mais bem colocado de Mato Grosso. Na edição 2013, Nilson Leitão aparece na 34ª posição, acumulou 55 pontos e é o segundo mais bem colocado entre os parlamentares do estado, atrás apenas de Júlio Campos, que ocupa a 30ª posição.
Para o cientista político, professor, pesquisador do IESP-UERJ e coordenador do NECON, Fabiano Santos, o estudo mostra que a produtividade aumentou em 2013 impulsionada pela onda de manifestações e revelou que a experiência política foi determinante na posição ocupada por cada parlamentar.
“É comum ouvirmos o comentário de que a política brasileira é mal estruturada e que no Congresso se juntam aventureiros preocupados em defender apenas os próprios interesses. Muito distante dessa visão é a realidade que emerge dos dados sobre os quais nos detemos. Os parlamentares, à margem do toma lá dá cá, revelaram neste ano um forte empenho em torno de causas cruciais para o desenvolvimento econômico do país, numa atuação tanto mais eficaz quanto maior a experiência em termos de mandatos cumpridos.”
O deputado Nilson Leitão, disse que a lista de VEJA aumenta ainda mais a responsabilidade diante do eleitor, que, atento, quer parlamentares comprometidos com o Brasil e os brasileiros.
“2013 ficou marcado como o ano em que o Congresso Nacional foi sacudido pela voz das ruas; um recado claro de que não há mais espaço para quem não tem compromisso com o eleitor. Conquistar uma nova posição na lista promovida pela revista VEJA, mostra que por um lado estamos no caminho certo e por outro, que ainda há muito a se fazer; desafio que aceito de bom grado” disse o líder da Minoria.
Para determinar a posição de cada parlamentar, o estudo de VEJA e NECON analisou 243 proposições entre projetos de lei, medidas provisórias e propostas de emenda à Constituição que tramitaram pela Câmara e Senado. Em 2012 foram 142.
Do estudo foram excluídos parlamentares envolvidos em escândalos ou de reputação duvidosa, no que VEJA chama de “cláusula de ética".