O prefeito Nilson Leitão vai tentar uma visita ao ministro de Justiça, Tarso Genro, em Brasília, para reforçar o pedido de recursos para a implantação de um sistema de videomonitoramento (câmeras de segurança) em Sinop.
Leitão lembra que já havia enviado um ofício ao ministro solicitando a verba, de R$1 milhão, preço estimado para monitorar o centro da cidade, alguns bairros adjacentes e as principais vias de acesso (entrada e saída), o que compreenderia, além do quadrilátero central, o perímetro do São Cristóvão e Boa Esperança.
“Quero explicar ao ministro a importância que isso representa para o nosso município. Sinop cresceu bastante e, além disso, polariza mais de 20 municípios da região que buscam aqui os mais diversos serviços em áreas como a saúde, educação e órgãos governamentais como Caixa Econômica, Ibama, Receita e vários outros”, argumentou.
O prefeito lembrou que vários passos já foram dados em relação ao assunto. “Já estivemos reunidos com segmentos (entidades de classe) e pessoas interessadas pelo serviço. Tivemos, inclusive, contato com uma empresa que se dispôs a nos explicar o funcionamento do videomonitoramento e o que muda na cidade com a sua implantação”.
A meta é que sejam instaladas 19 câmeras de segurança e uma central de monitoramento. Cada equipamento tem um alcance de, aproximadamente, 600 metros e cobre um raio de 360 graus. Esses equipamentos serão dispostos em postes espalhados ao longo da cidade, auxiliando a polícia a trabalhar não só com a elucidação de crimes, mas principalmente, com a prevenção.