Foi leiloada, há pouco, a concessão de um trecho de mais de 1 mil quilômetros da BR-163, entre Sinop e Itaituba (PA), para o Consórcio Via Brasil BR-163. A rodovia foi repassada para a administração privada por 10 anos, prorrogáveis por mais dois. Os vencedores ofereceram R$ 0,07867 por quilômetro rodado e deságio de 8,09%, enquanto revisão de investimento para o contrato é estimado em R$ 2 bilhões.
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes destacou que esse é o leilão com a maior carga emocional para ele. “É uma rodovia que atende sobretudo esse grande Estado (Mato Grosso). É um passo muito importante para nosso agronegócio. Um passo intermediário, é verdade, porque a Ferrogrão vem aí”. “O que a gente fizer para Mato Grosso é pouco”, pontuou.
A empresa será responsável pela infraestrutura e prestação do serviço público de recuperação, conservação, manutenção, operação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade da BR-163. De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), “o trecho rodoviário é elemento fundamental para o desenvolvimento da região, viabilizando o escoamento de áreas produtoras e fomentando a economia de 13 municípios em duas unidades federativas (Mato Grosso e Pará)”. A previsão é que durante os 10 anos, mais de 29 mil empregos sejam gerados.
A Agência também informou que a “finalidade do projeto é obter um modelo atrativo e com tratamento adequado dos riscos, dotar a rodovia de condições perenes de trafegabilidade, de condições para o escoamento de grãos compatível com a estrutura portuária existente, reduzir os custos operacionais e dos tempos de viagem dos veículos, propor soluções de engenharia para os elementos do sistema rodoviário no longo prazo, ainda que o prazo da concessão seja mais curto que o usual, compatível com a entrada em operação esperada para a ferrovia (Ferrogrão)”.
De acordo com o Programa de Exploração da Rodovia (PER), as principais melhorias promovidas deverão ocorrer até o 5º ano da concessão, incluindo 42,87 km de faixas adicionais, 30,24 km de vias marginais, acessos definitivos aos terminais portuários de Miritituba, Santarenzinho e Itapacurá, 8 novos dispositivos de interconexão em desnível, 7 passarelas de pedestres, implantação de 340 km de acostamentos, entre outros.
Segundo divulgado pela Agência, serão implantadas três praças de pedágio. A primeira será em Itaúba, a segunda em Guarantã do Norte e a terceira em Trairão, no Pará.
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