PUBLICIDADE

Lei possibilita que municípios recebam ITR integral

PUBLICIDADE

A regulamentação da Lei 11.250/05 vai possibilitar que os municípios brasileiros recebam o Imposto Territorial Rural (ITR) de forma integral. A partir da publicação da lei, que deve acontecer nesta quinta-feira, todas as prefeituras poderão realizar convênios com a Receita Federal para que possam ser responsáveis pelo recolhimento do tributo.

O deputado Wellington Fagundes (PL-MT), que lutou pela aprovação da Lei no Congresso Nacional, destaca que esta é uma vitória do municipalismo. Ele avalia que a arrecadação do imposto poderá ser feita de maneira mais efetiva.
“Além disto, os prefeitos poderão aplicar os recursos em áreas mais prioritárias, já que conhecem melhor a realidade do município”, explica Fagundes, que se reuniu recentemente com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e o superintendente da Receita Federal, Nilton Nogueira, para tratar dos detalhes de regulamentação da lei.

Em algumas cidades de Mato Grosso, O ITR passará a figurar entre os principais dispositivos de arrecadação. É o caso de Itaúba onde, segundo o prefeito Levino Heller (PPS), o imposto será a terceira fonte do município, atrás somente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).

Outra vantagem para as prefeituras e para a Receita Federal é a possibilidade de incremento na arrecadação. Devido a grande extensão territorial de alguns municípios e dificuldade de fiscalização a Receita observou uma queda significativa da cobrança.
De acordo com Wagner dos Santos, representante da AMM em Brasília, algumas cidades poderão aumentar muito o recolhimento do ITR. “Cáceres, por exemplo, recolheu no ano passado cerca de R$ 460 mil, mas esse valor poderá chegar a R$ 12 milhões quando passar a ser recolhido pela prefeitura”, explica. “Isto vai se reverter em benefícios para população”, complementa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Câmara adia votação do aumento de salários de prefeito e vereadores em Guarantã

A sessão extraordinária da câmara de Guarantã do Norte...

Justiça reprova contas do prefeito eleito de Cuiabá

O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) teve...

Recesso na prefeitura de Sinop começa dia 23

A prefeitura de Sinop entrará em recesso administrativo no...
PUBLICIDADE