O prefeito Roberto Dorner lançou, esta manhã, o programa Ilumina Sinop, que prevê substituir 28 mil luminárias convencionais por de LED, iniciando pelo quadrilátero central – das avenida dos Jacarandás até a Ingás e da Tarumã à Palmeiras. Já estão sendo instaladas nas avenidas das Embaúbas e Acácias.
A secretaria de Obras prosseguirá fazendo a substituição nas Sibipirunas, Itaúbas, Guarantãs, Ipês, Acácias, Flamboyants, Palmeiras, André Maggi, Figueiras, Jequitibás e Pinheiros.
Segundo secretário Remídio Kuntz, o município recebeu até o momento, do governo do Estado, 3 mil iluminarias de 150 watts. “Estamos fazendo os projetos, contando os bairros e postes, o engenheiro está fazendo levantamento para pedir a segunda etapa, que é 10 mil e depois a gente pode atingir até 40 mil iluminarias”, disse, ao Só Notícias.
“Temos previsão de começar e para terminar é difícil falar porque é muito trabalho”. “Tínhamos uma demanda de 8 mil pontos com defeitos, nós arrumamos todos. Só que, agora no período chuvoso, começam os raios, lâmpadas queimam, então todo dia tem problema na iluminação. É um programa que envolve a cidade toda, do Camping Clube ao Alto da Glória”, afirmou. “Estamos protocolando a segunda etapa com o governo, para conseguir mais 10 mil, podendo chegar no final a 40 mil no total. Nosso objetivo é cada vez agora protocolar no mínimo 10 mil lâmpadas”, acrescentou.
Segundo o secretário essa primeira etapa ocorre nas avenidas porque “existe uma voltagem para cada setor”, algumas áreas requerem uma voltagem maior. Ele explicou ainda que “para rotatórias laterais de BR-163 nós vamos protocolar de 200 watts”.
Remídio também apontou que, para os bairros, “nosso objetivo é por de 100w, hoje nós usamos de 30 e 40, então olha a potência seria diferenciada, isso baixa o custo e uma cidade iluminada tem segurança. Essas luminárias de LED, além da qualidade, têm cinco anos de garantia, uma vida útil muito maior”, analisou.