Começou há pouco a solenidade de lançamento das obras do primeiro centro de pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Mato Grosso e que atuará no aperfeiçoamento da atividade agrícola e pecuária na região Norte e no Estado. O governador Blairo Maggi, o vice Silval Barbosa, o presidente da Embrapa, Pedro Arraes Pereira, fizeram o lançamento e o plantio simbólico de uma árvore. Neste momento, os convidados estão preenchendo formulários que ficarão em uma caixa ( que ficará enterrada pelos próximos 20 anos) com depoimentos.
A área onde a unidade será construída fica às margens da rodovia MT-222, próxima ao aeroporto municipal e, conforme Só Notícias já informou, a sede administrativa terá uma área de cerca de 8 mil m² de área construída, incluindo laboratórios, auditório, biblioteca, garagens, oficinas e estrutura de suporte para preparação de experimentos. A previsão é que o centro fique pronto em dezembro de 2010. O campo experimental ocupará uma área de 612 hectares. A estimativa de recursos humanos é de 101 empregados, sendo 32 pesquisadores. Cerca de R$ 15 milhões devem ser investidos na obra.
O chefe da Embrapa Mato Grosso, João Veloso, disse, na solenidade, que a Embrapa será um instrumento que ajudará o desenvolvimento da região por meio de diferentes pesquisas, parecerias com instituições de ensino, universidade e faculdades, terá também o foco o sistemas integrados florestal e animal. Veloso destacou que a Embrapa ja conduzia ações no Mato Grosso e continuará no aprimoramento de variedades de cultivares de soja e outras culturas.
Em instantes, mais detalhes