Mobilizar a sociedade para buscar novas alternativas para o fortalecimento e o crescimento da região Norte. Este foi um dos objetivos destacados pelo secretário-chefe da Casa Civil, Antônio Kato, que participa do 13ª Workshop sobre Comércio Exterior e Políticas de Desenvolvimento Econômico, em Sinop. Kato disse que a crise econômica, da região é forte, mas existem várias alternativas no mercado para alavancar novamente alguns setores.
“ Mato Grosso é um Estado de potencial muito grande e estão aí aportando em nossa região, como a indústria do biodiesel, do álcool, do açucar, que hoje está um mercado excepcional. O que precisamos é agregar valor aos nossos produtos primários, como a madeira, o próprio arroz, a soja, parte da pecuária”, enfatizou.
O secretário lembrou que a não conclusão da pavimentação da BR-163, do Nortão ao Pará, (850 km) é uma grande barreira, mas não é somente este o problema. Kato disse que o Estado precisa se preparar tecnologicamente. “Não é só a infra-estrutura que vai resolver o problema. Precisamos agregar conhecimento, qualificar as nossas pessoas, a nossa população. A demanda para o mercado qualificado vai existir e sem essa mão-de-obra nós não temos como crescer e nem produzir com qualidade”, acrescentou.
O workshop também reuniu outras lideranças em Sinop. O ex-secretário da Casa Civil e Infra-estrutura, Luiz Antonio Pagot, ministrou a palestra sobre ‘logística e cenário competitivo’. O economista e consultora da Fundação Getúlio Vargas, Vivaldo Lopes, também abordou o tema ‘perspectiva da economia do Mato Grosso’.