O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, endossou a pré-candidatura ao governo do responsável pela agremiação no Estado, vice-governador Chico Daltro. O reforço político a Daltro ocorreu na sexta-feira, em conversa mantida entre ambos, referente ao projeto da agremiação para as eleições de 2014. “O presidente Kassab reiterou o total respaldo à pré-candidatura posta do PSD ao governo (em menção ao seu nome), em sintonia às ações do partido que foram oficializadas em encontro estadual neste ano, que contou com a presença do nosso líder maior”, assinalou Daltro.
Kassab avalia a conjuntura política nas unidades federativas, antes da convenção nacional, marcada para o dia 25 deste mês, quando o partido deverá dar aval aos planos de reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT).Existe entendimento no PSD de Kassab de que devem ser, prioritariamente, respeitadas as regras partidárias, o Estatuto da legenda, e as ações pré-articuladas para o pleito. Esse é um plano que, originalmente, pode favorecer Chico Daltro, sendo um dos fundadores do partido em Mato Grosso, ao lado do secretário-geral, deputado José Riva (PSD).
A agremiação deve discutir internamente outras vias para o pleito de outubro, como é caso do presidente licenciado da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, Rui Prado. No domingo, Prado lembrou que seu nome está a disposição do PSD para ocupar postos de destaque no embate eleitoral, e que o tema passará por debate no partido. Ele busca apoio ao setor do agronegócio, com meta de representar a área. Desde o falecimento do deputado federal Homero Pereira (PSD), um dos maiores representantes do agronegócio do Estado, a bancada federal na Câmara dos Deputados vive uma lacuna.
Nos últimos dias, uma série de reuniões entre Daltro e líderes da base governista, teriam consolidado um alinhamento em relação ao projeto do PSD. No PR, membros da direção estadual avaliam dar as mãos aos planos do pessedista, sem deixar de ostentar o foco na senatória, através do presidente regional, deputado federal Wellington Fagundes (PR).O PSD perfaz um cronograma de visitas ao interior, em municípios polo, onde o projeto de conquistar o comando do Palácio Paiaguás tem animado os correligionários.
“Em todos os encontros do partido, com a participação de presidentes municipais, de prefeitos e vereadores, existe o sentimento pleno de que podemos vencer as eleições, propondo um modelo de gestão pautado nos ideais pelo que o PSD foi fundado, como o exercício da política de forma responsável, transparente, que não comporta conluios, conchavos ou sombras”, asseverou Daltro.
No programa da legenda para a administração de Mato Grosso, exposto na Caravana do PSD, Daltro considera ainda a importância de se inserir, nessa seara de eixos do partido, “a defesa do trabalhador, dos jovens, da família brasileira que exigem respeito ao uso dos recursos públicos, comportamento ético, coerência e honestidades de seus governantes e da classe política”.
O presidente estadual acrescentou que dentro do partido, deve ser imperativo o espírito democrático, em que todos os passos devem ser apresentados “de forma transparente, e no sentido de se assegurar uma proposta viável, com apoio da base aliada, para melhor gerir o Estado”.