domingo, 22/setembro/2024
PUBLICIDADE

Kalil diz que funcionamento de estação é 1º passo para resolver falta de água em Várzea Grande

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

“Demos o primeiro de muitos passos para mudar a situação de Várzea Grande no que tange a distribuição de água. Continuamos em nossa missão e perseguindo nosso objetivo de entregar água de qualidade e com intermitência, ou seja, de forma constante”. A declaração é do prefeito Kalil Baracat anunciando para 2022 a apresentação do Trata VG, um relatório completo e da realidade da questão de saneamento básico e de abastecimento de água da segunda maior cidade de Mato Grosso. Hoje, foi inaugurada a Estação de Tratamento e Distribuição de Água, com 7,648 milhões de litros por dia, que reforça as áreas de saneamento básico e abastecimento hídrico para moradores de toda a região que compreende mais de 72 bairros do grande Cristo Rei, envolvendo ainda o Parque do Lago, Jardim Maringá, Alameda e Ponte Nova, beneficiando cerca de 120 mil moradores.

Esta é a primeira de três novas estações a serem entregues em Várzea Grande na atual gestão. Já a ETA da Barra do Pari, no Chapéu do Sol, com destinação de verba do governo do Estado, e produzirá 250 litros por segundo ou 21,600 milhões de litros por dia e a ETA 7 de Maio com capacidade de 125 litros por segundo, produzirá 10,800 milhões de litros dia.

“Somente essas três novas unidades produzirão mais de 60 milhões de litros de água por dia o que representa dizer que cada um dos 290 mil cidadão e cidadã de Várzea Grande terão a sua disposição, 206,8 litros por dia, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta para uma necessidade entre 100 a 120 litros dia por pessoa”, declarou o prefeito, agradecendo os esforços do governador Mauro Mendes, que esteve na solenidade, de parlamentares federais e estaduais em ajudar Várzea Grande, mas precisará de maiores investimentos até vencer todas as dificuldades.

“A obra que começou no governo da ex-prefeita Lucimar Campos hoje se torna uma realidade, esse é o primeiro passo para resolver de vez o desabastecimento e distribuição de água em Várzea Grande. Um empreendimento orçado em mais de R$ 31,6 milhões e pagos com recursos próprios. Como gestor, fico feliz em poder estar cumprindo com uma promessa de campanha que era o de resolver a questão do abastecimento e distribuição de água na cidade”, acrescentou.

O governador Mauro Mendes disse que a gestão de Kalil tem realizado grandes obras, em especial a ampliação da rede de abastecimento de água, que é uma questão que se arrasta há décadas. “Com as ações que já foram feitas, nesta inauguração de hoje, e com a nova ETA que o Governo do Estado repassará 100% dos recursos para se construir, em pouco tempo vamos ter esse problema da falta de água resolvida. Temos feito diversas parcerias com o município, a ponte que liga ao bairro Atalaia, obras de recuperação asfáltica, e no aguardo de alguns projetos para a construção de viadutos”, disse o governador.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE