O prefeito Kalil Baracat anunciou, esta tarde, reajuste salarial de 7% para servidores municipais e para os professores haverá a progressão de nível porque eles têm lei específica e federal que deverá ser anunciada ainda neste ano ou no no início de 2022, bem como os agentes de endemias que também tem lei federal própria. “Nesta quarta-feira, 27 de outubro, em respeito ao dia do servidor público comemorado amanhã, Várzea Grande quitou os salários do funcionalismo público referente ao mês de outubro, pois entendo que um dos maiores patrimônios da Administração Pública, são os servidores, profissionais que emprestam seus conhecimentos e atendem a população”, disse o prefeito .
“Se os professores e agentes de endemias tiverem Progressão de Enquadramento por Nível a serem cumpridas eles serão atendidos como os demais, lembrando que na Educação apenas os professores têm Lei Específica, portanto todos os demais servidores receberão RGA e Progressão de Enquadramento de Nível”, expôs, acrescentando que as medidas anunciadas esta tarde representam “o primeiro passo de muitos que serão dados para resgatar os compromissos assumidos com a categoria do funcionalismo público”.
Kalil Baracat sinalizou que está, com responsabilidade, concedendo a recomposição nos salários do funcionalismo público municipal e a Progressão de Enquadramento por Nível, que é o possível de ser concedido dentro do que estipula a Lei de Responsabilidade Fiscal.
A secretária de Gestão Fazendária, Lucinéia dos Santos Ribeiro, disse que o prefeito pretende promover a recuperação do ganho salarial do funcionalismo público, mas com o zelo necessário com a coisa pública para se evitar desrespeito a LRF e não colocar em risco a regularidade do calendário salarial que vem sendo cumprido desde a gestão da prefeita Lucimar Sacre de Campos e mantido na gestão Kalil”.
O anúncio do reajuste salarial e progressão de nível dos professores foi feita em solenidade com vereadores e secretários.