O acordo entre o Ministério Público, Justiça Eleitoral e os partidos da 22ª Zona Eleitoral, ajustou a conduta dos candidatos e coligações para as eleições municipais desse ano. Com pouco mais de 30 dias de campanha, poucas denúncias foram feitas ao juiz João Manoel Guerra, magistrado que preside as eleições. O barulho dos carros de som era uma das principais reclamações nas campanhas anteriores, e, o acordo desse ano vetou o uso desse tipo de propaganda política em Sinop, Cláudia, União do Sul, Santa Carmem, e Feliz Natal. Somente os partidos do município de Vera não aderiram.
Segundo Guerra, tudo está correndo dentro da normalidade até agora. “A expectativa é que todos os envolvidos no processo eleitoral estejam concientes e façam uma campanha respeitando os eleitores e que o resultado final reflita a vontade popular”, disse ao Só Notícias.
Possíveis denúncias de crimes eleitorais serão investigadas pelo Ministério Público Eleitoral, em parceria com a Justiça. Em recente reunião com os candidatos, a promotora Lais Glauce dos Santos informou que buscará punição aos que insistirem em burlar a lei eleitoral. O juiz disse que todas as denúncias serão apuradas.
As propagandas políticas no rádio e tv começam dia 19, com os candidatos à vereança aparecendo antes dos prefeitáveis, já que inicia em uma terça-feira, dia reservado a propaganda das coligações proporcionais. Os candidatos a prefeito aparecem quarta-feira, dia 20.