PUBLICIDADE

Justiça proíbe greve de profissionais da educação em Lucas do Rio Verde

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A prefeitura de Lucas do Rio Verde confirmou, há pouco, que a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, proferiu decisão proibindo a greve anunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso – Subsede Lucas do Rio Verde, prevista para iniciar na próxima nesta sexta-feira (28).

Na decisão, a desembargadora destacou que a paralisação foi “deliberada sem o esgotamento das vias negociais, uma vez que a administração municipal sempre esteve aberta ao diálogo com a categoria, respondendo formalmente aos ofícios encaminhados pelo SINTEP/MT”. Além disso, ressaltou que a principal demanda dos profissionais da educação, referente ao reajuste salarial, já foi atendida com a concessão do Reajuste Geral Anual (RGA) de 4,83%, índice aplicado pelo governo do Estado e aceito pelo próprio sindicato em nível estadual.

A decisão judicial também apontou vícios formais na notificação da greve, como a ausência do estatuto do sindicato para verificar a forma de convocação da assembleia deliberativa e o quórum necessário, além da falta de planejamento adequado para assegurar a continuidade mínima do serviço essencial de educação, comprometendo o funcionamento regular da rede municipal de ensino, que atende mais de 14 mil alunos.

A desembargadora enfatizou que a paralisação dos serviços educacionais afeta diretamente o direito fundamental à educação, garantido constitucionalmente, e compromete a segurança alimentar de milhares de crianças que dependem da merenda escolar, além de desestruturar a rotina das famílias e interferir na continuidade de programas sociais e de atendimento especializado para alunos com necessidades educacionais específicas. Por fim, na decisão, fixou multa diária de R$ 10 mil ao sindicato caso descumpra a decisão.

Em nota, a prefeitura de Lucas do Rio Verde informou que “reforça seu compromisso com a educação de qualidade e com a valorização dos profissionais da área, mantendo o diálogo aberto e transparente com a categoria, sempre dentro dos limites legais e orçamentários. A administração municipal destaca a importância da continuidade das atividades escolares para garantir o direito à educação dos alunos e a normalidade das rotinas das famílias luverdenses”.

A diretoria do Sintep – Subsede de Lucas do Rio Verde informou ao Só Notícias que ainda não foi notificado sobre a decisão judicial, mas que a assessoria jurídica está em contato com o Tribunal de Justiça. A entidade se manifestará após receber a notificação oficialmente.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Juiz nega ação do MP contra vereador acusado de atos homofóbicos no Nortão

O juiz Fabrício Savazzi Bertoncini julgou improcedente uma ação...

Acidente no centro de Sinop deixa mulher ferida

O acidente de trânsito ocorreu esta noite no centro...
PUBLICIDADE