A Justiça Eleitoral está avaliando a relação de presidentes de seções e mesários que devem ser substituídos por não terem comparecido a duas convocações onde receberiam orientações dos procedimentos a serem tomados no dia da eleição. Foram convocados 780 mesários para trabalhar só em Sinop e uma parcela expressiva (quantidade ainda não foi confirmada pelo cartório) não compareceu. Segundo o cartório, muitos mudaram de endereços e não foram localizados para serem notificados que devem trabalhar no dia da eleição.
De acordo com o chefe do cartório, Wedson Marques do Amaral grande parcela das cartas convocatórias retornou ao cartório. “Entramos em contato por telefone e pedimos para comparecer nos treinamentos e estes vieram. Para outros mandamos cartas, que acabaram voltando”, disse. Segundo Amaral, a convocação é feita com base em eleições anteriores. “Quem trabalhou em 2006 pode procurar para o cartório, ou ligar, para verificar se está na lista de convocados para essa eleição”, explicou.
Amaral explicou ainda que as pessoas que trabalharam nas eleições passadas e acabaram mudando de endereço devem procurar o cartório (próximo a catedral) até terça-feira para atualização de cadastro. A partir de quarta, começam a ser selecionados e convocados os substitutos que passarão por treinamento na próxima semana.