PUBLICIDADE

Justiça Federal realiza primeira audiência sobre operação Ararath

PUBLICIDADE

Tem início, hoje, às 13h30, a primeira audiência de instrução com as testemunhas arroladas pela defesa dos réus no processo que apura crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro na 5ª Vara da Justiça Federal em Mato Grosso. Trata-se da primeira denúncia acatada em função dos fatos investigados durante a Operação Ararath.

São acusados pelos supostos crimes o ex-secretário de Estado, Eder Moraes (PMDB) e sua esposa, a empresária Laura Tereza da Costa Dias; o ex-secretário-adjunto de Fazenda, Vivaldo Lopes e o superintendente do BIC Banco em Cuiabá, Luiz Carlos Cuzziol. Preso preventivamente no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, desde 20 de maio, Eder participará da audiência por meio de videoconferência.

Para garantir a celeridade processual, o juiz Jeferson Schneider determinou às defesas dos acusados que arrolassem, para a audiência, somente as testemunhas que possuem conhecimento direto dos fatos apurados no processo, enquanto as demais poderão se manifestar, a qualquer tempo, por meio de declarações.

Eder é apontado como o principal operador do suposto esquema que, simulando uma instituição financeira por meio de empréstimos conseguidos com intermédio do empresário Junior Mendonça junto a Cuzziol, sem necessidade das garantias burocráticas comuns à prática, cujos valores eram repassados a empresários e políticos de Mato Grosso.

As empresas de Laura e Vivaldo teriam sido beneficiadas com o esquema de empréstimos. Além do processo que já tramita na 5ª Vara, o suposto crime contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro também é investigado no inquérito conduzido pelo Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF) em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE