Os secretários de Tecnologia da Informação da Justiça Eleitoral estão reunidos em Brasília para debater os preparativos das eleições municipais de 2008. Na abertura do encontro, o diretor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Athayde Fontoura Filho, reafirmou a meta de reduzir o custo do próximo pleito em 30% em relação às eleições presidenciais de 2006, que custaram cerca de R$ 440 milhões.
De acordo com o diretor-geral, “a Justiça Eleitoral já provou à sociedade a sua eficiência e eficácia na realização das eleições, agora tem que mostrar que consegue manter a mesma qualidade, mas com um custo mais baixo”.
Um dos assuntos debatidos nesta manhã foi a minuta de Resolução para regulamentar as eleições não-oficiais – realizadas por entidades da sociedade, com o uso da urna eletrônica e suporte da Justiça Eleitoral. Para o secretário de Tecnologia do TSE, Giuseppe Dutra Janino, “prestar esses serviços à comunidade é uma forma de contribuirmos ainda mais com a sociedade”.
Durante a tarde, os secretários discutirão a informatização dos processos judiciais e o sistema de prestação de contas de candidatos. A reunião termina na tarde desta sexta-feira.