O cadastro nacional de eleitores está novamente em atividade, a partir de hoje, recebendo e processando os pedidos de transferência e inscrição de novos títulos eleitorais. Com a abertura, será possível também efetivar os registros de pagamento de multas dos eleitores que deixaram de votar em alguma eleição e não estão em situação regular com a Justiça Eleitoral. Em Mato Grosso, os cartórios eleitorais estão funcionando para atendimento ao público das 12h às 18h.
O alistamento de novos eleitores é opcional para quem completou 16 anos de idade e obrigatório para quem já possui 18 anos. Para requerer o título, é necessária a apresentação de um documento de identidade com foto e um comprovante de residência. Para os homens que possuem mais de 18 anos, é necessária ainda a apresentação do documento de regularidade militar.
Os interessados em transferir o título de eleitor devem observar o prazo mínimo de um ano de residência. Caso o eleitor tenha transferido ou solicitado o documento eleitoral em tempo menor que um ano, o próprio cadastro recusará a solicitação.