Apesar de todos os esforços empreendidos para chamar os eleitores a comparecer ao cadastramento biométrico em Rondonópolis, a Justiça Eleitoral já registra um acúmulo de 12.117 atendimentos represados. Isso deve resultar em enormes filas nas últimas semanas de trabalho, além de milhares de títulos eleitorais cancelados.
O cadastramento biométrico dos eleitores do município teve início no dia 2 de abril. Em quase 60 dias de atendimento, dos 139.260 eleitores cadastrados, apenas 12.024 compareceram até ontem, o que representa 8,63% do eleitorado. O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) montou uma estrutura com 16 kits de operação para atender uma média diária de 619 eleitores. Contudo, menos de 50% dessa meta diária de atendimento está sendo cumprida, devido à baixa procura.
Com menos de 50% dos eleitores atendidos até o momento, a tendência é o cancelamento de milhares de títulos e drástica redução do eleitorado, o que causará prejuízo aos partidos políticos com base histórica no município, nas eleições gerais de 2014. Ou seja, caso o atual fluxo de atendimentos prossiga até o final dos trabalhos, marcado para fevereiro de 2014, apenas 49,59% dos eleitores de Rondonópolis estarão aptos a votar nas eleições gerais do próximo ano.