Um mutirão será promovido hoje pela Justiça Eleitoral de Nova Mutum, no distrito Ranchão, que fica a cerca de 50 km da cidade. O objetivo, segundo a chefe do posto eleitoral Rosangela Bock é oportunizar aos eleitores a oportunidade de transferir ou regularizar seus títulos. Durante todo o dia, a equipe estará confeccionando e fazendo transferências. Atualmente, o distrito conta com cerca de mil eleitores.
O eleitorado de Nova Mutum tem crescido uma média de 20,4% nos últimos onze anos e hoje conta com 14.600 eleitores, o município deve ganhar quase 2 mil eleitores a mais até 2008, chegando a 15.953. A projeção foi realizada pelo Tribunal Regional eleitoral, considerando o total de jovens que completarão 16 anos nesse período, as transferências de outras cidades, entre outros fatores.
O município tinha 5.283 eleitores em 1996, chegou em 11.623 em 2004 e, no ano passado, a 13.241. Somente neste ano, entre emissões e transferências para a zona eleitoral, o município ganhou mais de 800 novos eleitores. O eleitor tem até 7 de maio para requerer inscrição eleitoral, transferência de domicílio ou alterações em seu título eleitoral.
Para emissão do título é necessário ter, no mínimo, 16 anos, apresentar um documento de identificação e comprovante de residência. Homens maiores de 18 anos também devem apresentar comprovante de alistamento militar. No caso de transferência também é exigido o atual título.