O Cartório da 11ª Zona Eleitoral, em Aripuanã, realizará, neste sábado (21), um mutirão para atender a população do distrito de Conselvan, zona rural do município. Durante o mutirão, os eleitores poderão fazer alistamentos, revisões e transferências de títulos eleitorais.
O distrito conta com uma população de cerca de três mil habitantes e fica localizado a 80 quilômetros do município, por estradas de difícil acesso. “O mutirão visa facilitar o acesso daquela comunidade aos serviços eleitorais, normalmente prestados na sede do Cartório, fato que, na maioria das vezes, é um grande obstáculo à população mais carente” disse Lury da Costa e Faria, chefe do cartório da 11ª Zona Eleitoral.
Além dos serviços prestados pela Justiça Eleitoral, a prefeitura também irá fazer serviços de alistamento militar, identificação civil, serviços notariais, defensoria pública e orientações sobre váriso temas.
O chefe de Cartório informou que o mutirão será realizado em parceria com o poder público municipal.
O Cartório da 27ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Juara, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos e Tabaporã, também realizará mutirão nos dias 24, 25 e 26 de julho, e 1º e 2 de agosto, para atendimento aos eleitores do município de Tabaporã .
O atendimento no município, que está interrompido desde maio, devido a Portaria 002/2007/27ª ZE que revogou a designação do responsável pelo posto eleitoral, vai regularizar e colocar em dia a demanda de serviços da Justiça Eleitoral em Tabaporã.
A equipe do Cartório eleitoral da 27ª Zona Eleitoral retornou, no dia 16 à gleba Japuranã, a 180 quilômetros da sede, para entregar 69 títulos expedidos durante o Mutirão da Cidadania, organizado pelo Sindicato Rural na semana passada. De acordo com o técnico judiciário Gilson Ribeiro, a dificuldade de acesso à localidade é grande, fazendo do mutirão um instrumento de trabalho essencial para a eficiência dos serviços públicos prestados pelo cartório eleitoral naquela região.