A Justiça Eleitoral de Mato Grosso já começou a cadastrar eleitores interessados em trabalhar como mesários voluntários no pleito deste ano. Segundo o TRE, interessados devem procurar os cartórios e inscreverem-se, preferencialmente, para atuar no local e seção em que votam.
O cidadão participante terá direito à benefícios como dois dias de folga para cada dia trabalhado como mesário, dois dias de folga para cada dia de treinamento, certificado de serviços prestados à Justiça Eleitoral e preferência no desempate em alguns concursos públicos (desde que previsto em edital).
Não podem ser mesários voluntários os componentes das frentes parlamentares, os candidatos e seus parentes ainda que por afinidade, até o segundo grau e também o cônjuge, os membros de diretórios de partidos políticos caso exerçam função executiva, as autoridades e agentes policiais, bem como funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo, os que pertencerem ao serviço eleitoral e os eleitores menores de 18 anos.