O Cartório Eleitoral iniciou a análise dos processos de dupla filiação na 22ª Zona Eleitoral. São 182 eleitores em situação irregular nas seis cidades – Sinop, Vera, Feliz Natal, Santa Carmem, Cláudia e União do Sul. Segundo o chefe do cartório, Wedson Marques do Amaral, após análise, os partidos e filiados serão citados para apresentarem a defesa.
Os processos serão analisados e julgados pelo juiz eleitoral João Manoel Guerra. Dependendo da situação, o eleitor pode ter uma ou as duas filiações canceladas. A situação complica para quem estiver interessado em disputar uma vaga no pleito de 2008. Em outubro, encerrou o prazo de filiação e troca de partido. Caso tenha dupla filiação e não seja aceita a justificativa, o candidato corre o risco de ficar inelegível.
Na Zona Eleitoral de Sinop são mais de 90 mil eleitores, a maior do Estado, onde cerca de 11 mil podem ter as filiações partidárias canceladas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A sigla que corre o risco de sofrer a maior baixa é o DEM, que tem mais de duas mil filiações sub judice. No ranking também aparecem o PPS e o PMDB, que podem sofrer uma grande perda.