Está programado para o próximo dia 20, em Sinop, um encontro regional com os juízes eleitorais do Nortão para discutir diversos assuntos relacionados ao Referendo sobre Venda de Armas,que será no dia 23 de outubro.
O Tribunal Regional Eleitoral Eleitoral estará promovendo esse encontro em 6 pólos de Mato Grosso. Além dos aspectos administrativos do Referendo (orçamento, requisição de servidores, alimentação, segurança, etc) e os jurisdicionais (fiscalização de propaganda, representações, reclamações, resoluções, prazos, procedimentos), também serão discutidos os procedimentos de informática (urnas eletrônicas, técnicos de urnas, sistemas e logística) e, inclusive, a divulgação dos resultados da votação.
Os preparativos para o Referendo são os mesmos de uma eleição normal, mas o TRE que geralmente trabalha com um calendário de 12 meses para organizar uma eleição, só terá três meses para tomar todas as providências necessárias. Por conta disso e levando em conta a proximidade entre os municípios sedes de Zonas Eleitorais, os encontros foram divididos em seis pólos:
A reunião em Sinop deverá reunir sete juízes eleitorais das zonas de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Colíder, Alta Floresta, Peixoto de Azevedo e Juara. O encontro deverá contar com a presença do presidente do TRE, desembargador Paulo Inácio Dias Lessa, e vice-presidente, desembargador Antônio Bitar Filho, os juízes auxiliares da presidência, Agamenon Moreno e Rodrigo Roberto Curvo, entre outras autoridades.